Sala Jantar Paris 3D
A sala de jantar é o ambiente perfeito para se reunir com a família e amigos para uma deliciosa refeição. Com um pouco de criatividade e imaginação, podemos criar um ambiente onde terá todo o gosto em receber os seus convidados. Por isso, todas a escolhas no âmbito decorativo e funcional são fundamentais para criar uma harmonia espacial, harmonia essa que se vai reflectir no conforto e na sensação de bem estar, quando usufruir daquele espaço.
Tomando como ponto de partida a cozinha previamente projectada, tivemos como preocupação a coerência visual no seu todo, uma vez que os espaços se relacionam entre si. A escolha de materiais a integrar foi condicionada pelos já existentes. Um projecto baseado em linhas direitas, com acabamentos contemporâneos como os lacados e metais, conferem a este ambiente um estilo moderno e extremamente funcional.
O processo criativo é composto por várias fases. Uma das grandes decisões é a escolha de um tema ou conceito, para que seja criada uma linha de pensamento e que o resultado final transmita essa ideia. A selecção de tonalidades ou materiais tem um papel fundamental para a definição do próprio espaço.
Neste caso em concreto, as cores base escolhidas para a cozinha tinham sido a cor branca e preta, cores essas que por serem neutras, nos permitem uma diversidade no que toca a conjugação com cores de destaque. O intuito nesta sala foi, com o recurso aos tons avermelhados, criar alto contraste com as cores existentes.
Um dos destaques foi o estofo das cadeiras da mesa de refeição, de forma a sobressair neste ambiente mais neutro. A tonalidade do vermelho escuro, foi opção na pintura das paredes paralelas que definiam o espaço, pois era necessário criar uma aproximação entre estes dois elementos. Por ser um cor quente, conferiu-lhe um conforto visual que até então estava comprometido, não só pela sua base em cores neutras assim com pelo chão revestido num material frio como é o mosaico.
Porque nem só de funcionalidade “vive” um espaço, são fundamentais complementos como tapeçarias, têxteis ou iluminação.
De forma a contrariar a sensação de desconforto de um piso mais técnico como o mosaico, o incremento de tapetes em zonas especificas, não só quebra este ponto, como ajuda a definir um determinado ambiente, delimitando uma área física. Exemplo disso, foi a aplicação de um tapete sob toda a área da mesa de refeição, criando a ilusão de ser destacada do restante.
Condicionados pela intensidade lumínica que qualquer espaço possui por si só, a selecção do tipo de iluminação a utilizar terá de ir de encontro às necessidades não só do espaço mas também do cliente.